sexta-feira, 4 de junho de 2010

Decisões


Decisões
[Patricia Montenegro]

Nossa vida é marcada e pautada por decisões. Estamos sempre diante de uma decisão para ser tomada. Podemos nem nos dar conta mas as decisões estão sempre a nossa espera. Fazem parte do nosso dia a dia.
A primeira decisão que tomamos já é ao nascer. A decisão de respirar sozinhos. O difícil rompimento do cordão umbilical nos mostra que é hora de seguir em frente sozinhos. E como dói esse primeiro respiro, choramos mas seguimos em frente. É a decisão pela vida.
Quando somos bebes não escolhemos as coisas. Elas são escolhidas em nosso nome nos cabendo somente protestar através do choro essa escolha. Acho que é aí que começa a nossa segunda decisão: querer decidir.
Crescemos e vão surgindo as decisões que farão a diferença em nossas vidas. O que estudar. Que profissão seguir. Qual melhor trabalho. Qual a melhor opção a seguir. São as decisões que irão construir o nosso futuro.
No dia a dia temos nossas decisões quase que mecânicas. São decisões tão corriqueiras que nem notamos que são decisões. O que comer, o que beber, o que vestir etc..
Até para a diversão é preciso decidir. Cinema? Teatro? Restaurante? Praia? Piscina? Campo? E por aí vai. Olha a decisão aí de novo em nossas vidas.
É mais tem uma coisa que não decidimos: por quem nosso coração vai se apaixonar. Essa é uma decisão que nos foi arrancada. Por mais que tentemos não conseguimos escolher quem devemos amar.
O coração sozinho faz essa decisão, tantas vezes insensata, sem pedir a nossa opinião. Quando nos damos conta: pronto. Já está tudo decidido. E muitas vezes essa decisão do coração não é a decisão da razão. Encontramos então o primeiro conflito de decisões.
Não podemos decidir nossos sentimentos. A única decisão que podemos tomar é a decisão da renuncia. Conhecemos então umas das duras decisões da vida. Vemos então que nem tudo é possível e que muitas vezes, por mais doloroso que seja, temos que decidir por algo que queremos decidir.
Nesse nosso caminho feito por decisões devemos tentar tomar as melhores. Nem sempre isso será possível, vamos cometer erros, e vamos tomar a decisão de consertar esses erros.
Que nessa nossa caminhada possamos sempre decidir em sermos honestos, sinceros e leais. Que sejamos amigos, compreensivos e fraternos. Que sejamos justos e livres de preconceitos. Que decidamos em dar valor ao que realmente tem valor. E não nos levemos por caminhos errado e sem sentido.
Que nossa decisão seja o amor pelo próximo. Pela família e amigos.
Que decidamos pela paz. E que estejamos conscientes que nem sempre nossas decisões serão exatamente como desejamos.
Aprender a decidir não é fácil. Mas é necessário e vital.
Devemos decidir pela felicidade e integridade.
E existe uma decisão temos que tomar e seguir: a decisão pela vida. Sempre. Decidam em viver da melhor forma possível.


Rio de Janeiro, 16-05-04 – 21.38 horas

Um comentário:

  1. muito boa essa cônica sob. como tomar decisões . de fato saber decidir é o que vai fazer a difernça entre sucesso ou fracasso.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia