sexta-feira, 4 de junho de 2010

A Importancia do Incentivo




A Importancia do Incentivo

[Patricia Montenegro]

Há alguns meses atrás uma propaganda, de um banco, estava sendo vinculada nos meios de comunicação, que mostrava que hoje reconhecidos atletas, artistas, escritores etc, chegaram ao topo porque um dia alguém acreditou neles. Isso se chama incentivo.
Mas não é somente o incentivo financeiro que é importante. O mais importante dos incentivos é o moral. O incentivo feito por meio de gestos e palavras. Esse sim é o verdadeiro incentivo tão necessário ao crescimento de cada um de nós.
Ao dar seus primeiros e titubeantes passos o bebe logo recebe os primeiros aplausos e sorrisos. Isso faz com ele com um lindo sorrisinho desdentado siga em frente tornando-se a cada passo mais firme e seguro. Se não fosse o olhar cúmplice, o sorriso, os gestos e as palavras doces dos pais, provavelmente esse bebê não desenvolveria tão rapidamente a capacidade de caminhar.
E assim por diante. Os primeiros desenhos na escola e as primeiras letras mal escritas. A criança precisa desse incentivo para o seu desenvolvimento e segurança.
É a base de tudo. E esse incentivo é necessário durante toda a nossa vida e em todas as nossas decisões. Isso não quer dizer que a não existência do incentivo acabe por impedir a realização de algo mas que o incentivo ajuda isso ajuda.
As criticas quando construtivas são bem vindas e nos fazem crescer. Porém as criticas com intuito único de espezinhar, contradizer ou controlar os atos do próximo são desnecessárias e até mesmo destrutivas.
A crítica chamada destrutiva tem dois lados: ou faz com que a pessoa se esmere ainda mais para provar o contrario ou coloca abaixo um mundo de projetos e sonhos.
Que bom seria se pudéssemos fechar os ouvidos e os olhos a esse tipo de critica. Mas sabemos que a realidade não é bem assim e que um critica ou julgamento duro podem fazer ruir nossos desejos.
E como é bom um ‘empurrãozinho’ quando estamos em duvidas de qual caminho seguir. Como é necessário ouvir: puxa que legal! Vá em frente! Você vai conseguir! Não desista!
Como é bom ter um reconhecimento, ainda que pequeno, quando fazemos algo. Ainda que seja apenas um: Que bonito que você fez. Que trabalho caprichado. Não importa que seja uma palavra, uma frase, um sorriso ou um olhar de aprovação. Esse incentivo é importante.
É importante que se por acaso você ‘cair’ tenha alguém ao seu lado e diga: tente outra vez! Não desista! Você é capaz.
Incentivar é também mostrar os erros mas nunca ‘derrubar’ a pessoa ou fazer coisas que a façam parar ou desistir.
Elogios quando sinceros e verdadeiros fazem bem e são produtivos. E acima de tudo necessários.
Portanto: incentive a quem você gosta: Pais, Filhos, netos, irmãos, amigos ou conhecidos. Mas tenha uma palavra boa e gentil a dar a essas pessoas. Seja uma pessoa amiga e verdadeira em qualquer ocasião. Para que possamos ter: grandes médicos, engenheiros, arquitetos, jornalistas, desenhistas, poetas, escultores, esportistas etc. Para que possamos ter grandes pessoas.


Rio de Janeiro, 21-11-04 – 14.50 horas

2 comentários:

  1. legal irei ler a todos no curso pois estive procurando algo e ja encontrei fique com Deus.
    Denis.m5@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Denis,
    Obrigada pela presença e é claro o incentivo.
    Sucesso para você.
    Abraços,
    Patricia

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia