sábado, 5 de junho de 2010

1° de Maio = 1° de Abril


1° de Maio = 1° de Abril
[Patricia Montenegro]

Hoje é dia 1° de maio. Dia do trabalho. Que ironia 'comemorar' o dia do trabalho em um Brasil sem emprego. Dia do trabalhador desesperado que corre atrás do seu sustento e de sua família. Dia do trabalhador que suplica uma chance de trabalho em um Pais que poderia crescer se fosse levado a sério.
Um Brasil assolado pela miséria, pela violência, pelo descaso, pela corrupção, pelo desrespeito.
Um Brasil onde vemos os governantes brincando com povo. Um Pais de promessas, um País de um futuro que nunca chega. Um Brasil feito de CPIs que ao final de tudo termina em uma gigantesca e indigesta pizza! E lógico que o povo não é convidado a comer um pedaço dessa 'saborosa' pizza de tantos sabores e aromas. O povo observa de longe a festança e comilança. De mãos atadas, voz calada e pé cansados de caminhar em busca do rumo perdido.
Brasil o País do crescimento. Sim crescemos; mas um crescimento que não é desejado. Cresceu o desemprego, cresceu a corrupção, cresceu a fome, cresceu o numero de crianças abandonadas, cresceu a falta de acesso a educação. Cresceu a falta de acesso a saúde e as filas nos postos do INSS. Cresceu a falta de esperança, o medo, a pobreza e o 'anestesiamento' de um povo cansado de lutar que se conforma com o pouco que lhe é oferecido.
Nosso Brasil tão belo, tão grande, cheio de diversidades e valores. Brasil de terra fértil; Brasil das mais diversas raças e cores.
Brasil que tem um povo que apesar de tudo insiste em manter o sorriso no rosto e a esperança no coração.
Que possamos enfim um dia comemorar o crescimento desse Brasil que sonhamos e almejamos.
Que possamos ver o chefe de família chegando em casa sem medo de olhar nos olhos dos filhos, pois enfim o emprego foi conquistado. Que possamos um dia comemorar um Brasil onde a educação cresce; um Brasil onde a saúde é para todos, e a fome seja sanada. Um Brasil onde a corrupção seja punida e as verbas não sejam desviadas. Um Brasil que seja realmente para todos.
Por enquanto, infelizmente, não temos o que comemorar.E sim pensar e repensar.
Mas como brasileiros não podemos desistir e pensar bem na hora de votar. Depende de cada um de nós as mudanças. Depende de cada um de nós construir um Brasil melhor e de mais esperança e justiça.
Mas hoje o nosso 1° de Maio é apenas um 1° de Abril.

Rio de Janeiro, 01 de maio, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia