sexta-feira, 4 de junho de 2010

Carpe Diem!


CARPE DIEM!
[Patricia Montenegro]


Essa expressão que vem do latim quer dizer: aproveite o dia de hoje como se fosse único. Aproveite cada momento. “Colha o dia”.
Eu tenho como costume seguir esse lema. Viver um dia de cada vez e tirar o máximo proveito desse dia.
Assim é a vida. E esse é o lema que devemos seguir. Viver nossos momentos. Momentos oferecidos pela vida. Não deixar passar pequenas oportunidades. Oportunidades essas que são os ‘pequenos presentes’ que nos são oferecidos e que devido à pressa e o corre- corre do dia a dia deixamos passar e adiamos; Porém esses momentos não voltam mais. Cada momento é único.
Existe algo mais belo que o amanhecer? Você já parou para observar como o sol vai pouco a pouco surgindo no horizonte e subindo ao céu? E logo está lá: poderoso e aquecendo a todos. Chamando para a vida. Acordando corações.
Já ouviu o canto dos pássaros? E a mensagem de amor que eles transmitem?
E observaram a beleza e variedade das flores, plantas e matas? E suas diferentes cores? Isso é a natureza... É vida!
A beleza do entardecer.
O frescor da chuva e o seu cheiro bom quando beija a terra.
Observar esses ‘pequenos’ grandes detalhes é aproveitar os momentos que a vida está nos presenteando.
Não deixe que o medo o impeça de viver os seus momentos. Não deixe que supostos ‘preconceitos’ o impeçam de viver. E principalmente não deixe que a vergonha o impeça de dizer o que sente. Abra seu coração. ‘Grite’ o que você tiver vontade. Assuma seus atos e suas atitudes. Melhor, pratique seus atos e atitudes.
Não deixe que seus desejos fiquem armazenados em um canto do coração e acabem ficando esquecidos lá.
O tempo é implacável e não volta. Uma segunda chance exatamente igual a que nos foi oferecida não volta mais.
Uma coisa é certa nessa vida: nunca saberemos se algo poderia ter dado certo se não tivermos tentado. Ainda que não dê certo, você saberá que tentou e lutou para que desse certo. E um aprendizado ficou.
Só nos arrependemos daquilo que não fazemos.
Não tenha medo de viver o seu momento. Lute por ele.
Demonstre seus sentimentos a quem desejar.
Cante, beije, abrace, ria, corra e saia correndo em busca da sua felicidade.
Quando necessário chore... Procure um amigo, mas levante sacuda a poeira e dê a volta por cima. Pois o sofrimento também faz parte da vida e com certeza aprendemos e crescemos com ele.
Acima de tudo seja sempre sincero com você mesmo e ouça o seu coração. E nunca se esqueça de respeitar ao próximo para que possa ser respeitado.
Enfim aproveite a sua vida, os seus momentos, por menores que sejam eles são seus.
Dê valor às pequenas coisas, pois são elas que quando juntas fazem de nossa estória uma grande experiência.

Então: CARPE DIEM!



Rio de Janeiro, 25-04-03 – 17.55 horas.




* Gostaria apenas de ressaltar que não vejo o 'Carpe Diem' como uma irresponsabilidade ou não pensar no futuro e tampouco viver sem responsabilidades. Ao contrario. Muitas vezes o arriscar, o tentar, o viver o momento podem modificar o nosso futuro. Se você tem uma oportunidade que aparece em sua vida, mas fica em dúvida e deixa para depois, você está perdendo essa oportunidade. O meu Carpe Diem é agarrar essa oportunidade e seguir em frente.
Vejo também de um modo mais simples: se o dia está lindo lá fora e você sente vontade de tomar um sorvete - mas pensa- ah! O sorvete pode esperar. Coisas acontecem, o tempo passa e o sorvete ficou para trás...
Ou se você tem algo para dizer para alguém, mas adia tanto uma simples e importante palavra que talvez essa palavra nunca seja dita.
O Carpe Diem é isso: é viver...*












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia