sábado, 5 de junho de 2010

Recoradações de São João


Recordações de São João
(Patricia Montenegro)


É chegou São João! Época de festas. De comemorações. Época em que meu pensamento se reporta no tempo, me levando de volta à infância. Não que ela esteja tão distante. Mas aos trinta anos de idade tenho minhas recordações de São João.
Saudades das antigas e típicas festas juninas. Aquelas inocentes. Festa de São João tinha que ter pipoca, maça do amor, uva caramelizadas e algodão doce.
E para aguçar a gula não podia faltar cachorro quente, amendoim, canjiquinha, milho verde, pamonha, tapioca, maria mole, pé de moleque e paçoca. Às vezes tinha até vatapá. Tudo isso vendido em lindas barraquinhas coloridas.
Até hoje lembro do perfume gostoso dessas comidas típicas no grande pátio do colégio.
Como eram gostosas essas guloseimas.
Uma das vantagens de ter estudado em colégio de freiras eram que essas festas, além de serem bonitas eram também a verdadeira união da família. Cada um fazia a sua parte e ajudava como podia. Uns faziam as comidas. Outros trabalhavam nas barraquinhas.
Fazíamos até coleta de roupas e brinquedos para orfanatos.
E o mais gostoso era que nós crianças participávamos da decoração das festas. Cortávamos bandeirinhas, de papel, coloridas e fazíamos cartazes com desenhos representando a festa junina. Assim como os convites. Como essa participação era importante. Essa era a parte mais gostosa da festa. Fazer também a festa.
Não podiam faltar também as barraquinhas de pescaria, jogos e prendas.
As disputas entre as turmas: corrida de saco, ovo na colher, cabra cega e casamento caipira entre tantas outras.
Claro que tinha que ter a dança de quadrilha e suas cantigas tão bem ensaiadas para a festa ser completa.
Passávamos dois meses ensaiando passos e a música. Mas era pura diversão.
Roupas coloridas e chapéus de palha. Meninas faceiras em seus belos vestidos e meninos cheios de graça com seus bigodinhos feitos a lápis.
Realmente essas festas deixaram saudade.
Lembro de uma em particular quando eu tinha 8 anos e dancei a quadrilha com o meu primeiro “namoradinho” que com toda a sua personalidade dançou comigo vestido de astronauta. Eu achei lindo. Não somente pela originalidade mas também pela persistência dele com a professora em ser meu par.” Só danço se for com ela!”e de astronauta! Conseguiu os dois desejos. E eu, fui uma ‘caipirinha muito feliz e orgulhosa dançando a quadrilha de passos bem ensaiados com o ‘meu astronauta”. Acho que já eram os tempos modernos chegando...
Essa inocência das festas junina precisa ser resgatada. A pureza das crianças. A participação. O brincar sem temer. O criar e participar. O imaginar e sonhar.
Que possamos ter um São João à moda antiga. Que nossas crianças possam conhecer a beleza e magia dessa festa. Para que possam guardar em seus corações doces recordações das Festas de São João.

Rio de Janeiro, 21-06-03


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia