sexta-feira, 4 de junho de 2010

Gratidão


Gratidão
[Patricia Montenegro]

Você sabe o que é gratidão? Nos dicionários encontramos a seguinte definição: Qualidade de quem é grato. Agradecimento; reconhecimento por algo feito.
Mas a gratidão é muito mais do que isso. É um sentimento muito mais nobre e profundo. É uma pena que esse sentimento esteja tão esquecido nos corações das pessoas. Até mesmo uma data foi instituída, para comemorarmos algo que deve fazer parte do nosso dia a dia.
Mas a gratidão deve ser sincera e leal. Deve ser real. Gratidão não deve ser confundida com troca de interesses, bajulação ou puxa-saquismo. Gratidão não é tampouco sinônimo de piedade.
A palavra que melhor define a gratidão, realmente é o reconhecimento. Reconhecimento por algo que alguém fez pela gente sem nada querer em troca. São atos praticados em nome do amor e da amizade.
A gratidão pode vir através de uma palavra, um gesto, um olhar, um sorriso ou um abraço. É o agradecimento e o reconhecimento pelo gesto desinteressado de alguém.
Devemos ser gratos aos nossos pais não somente pelo sustento financeiro dado, a educação escolar, sem dúvida, importantíssimos, mas acima de tudo pelo amor e carinho. Pelas horas de sono perdidas quando das doenças infantis. Pelas palavras amigas sempre nas horas certas, pelos incentivos e apoio dados em cada decisão tomada. Pela mão sempre estendida ajudando a prosseguir na caminhada. É o reconhecimento do amor. O mais genuíno amor.
Devemos ser gratos também aos amigos, aqueles verdadeiros, que estão sempre dispostos a nos ouvir nas horas de angustias, tristezas e duvidas. Aqueles com os quais também dividimos as alegrias, os sucessos e as conquistas. Gratidão que vem por meio de um sorriso e da retribuição.
Ser grato é nobre e digno. Ser grato é não virar as costas e seguir em frente após conseguir o que almejava. Ser grato é ser sincero, leal e honesto. É ser verdadeiro.
Faça um balanço em seu coração. Busque dentro dele sentimentos adormecidos prestando atenção se você está sendo grato com aqueles que estão a sua volta. E veja também se você está recebendo essa gratidão de volta. Como toda estrada a gratidão também dever ter duas mãos.
Pense nisso.

Rio de Janeiro, 03-02-04 – 12.42 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia