terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Opinião - BBB12



Opinião: BBB12

[Patricia Montenegro]





Tenho recebido vários e-mails com uma Petição Publica para ser assinada para a retirada do programa BBB12 do ar.


Não gosto do programa. Não assisto. Não condeno quem gosta e quem assiste. Todos nós somos temos o livre arbítrio de escolha.


Quem está participando do programa está lá porque deseja e concorda com as regras e faz as próprias regras. Ninguém foi induzido a erro ou obrigado a ficar mais de 70 dias em uma mansão desfrutando de muito sol, piscina, academia de ginástica, festas com muita comida e regadas a bebidas diversas.


Inversão de valores? Sim. Vaidade ao extremo? Sim. ‘Brigas e disputas’? Sim. Mas não são essas as regras do jogo? É o vale tudo em busca do premio de 1.500.000,00 [Hum milhão, quinhentos reais]


Ou para alguns momentos de fama pós BBB.


E se o programa está em sua 12ª edição é porque é sucesso e dá um retorno financeiro muito grande.


Isso é fato indiscutível. Portanto acho perda de tempo e até mesmo demagogia e puritanismo a tal petição e seus argumentos.


Vivemos no Brasil da corrupção, da fome, do abando, do roubo, da pobreza, do descaso das autoridades diante do seu povo. Não seriam esses motivos mais dignos para o povo se unir em debate para mudanças? Não seriam esses motivos mais justos para serem criadas petições publicas?


Daqui a 70 dias o ‘famigerado’ BBB12 sairá do ar e em alguns dias será passado.


Mas os problemas de um Brasil abandonado estarão mais vivos ainda e presentes na vida da maioria da população.


Os motivos alegados na Petição Popular para a retirada do programa do ar são:






1) Divulga e promove desde suas etapas de pré-seleção de seus candidatos e durante sua programação, a ética da exclusão






E o que o povo brasileiro vive desde o nascimento não é na verdade uma seleção entre ricos que tudo podem e pobres sem direito a nada?






2) Promove e privilegia a mulher-objeto, fazendo com que suas participantes femininas sirvam tão somente de objetos de voyeurismo sexual de suas audiências;


E o que vemos desde que o mundo é mundo não é isso? Não é somente no BBB que o machismo e a figura da mulher objeto aparecem. Cabe a mulher se posicionar na sociedade. Sem falar que em certos Países como os mulçumanos as mulheres – sem escolhas – são submetidas a todos os tipos de humilhação. Sem poder mostrar o rosto e o pior elas são mutiladas sexualmente. Isso sim merece um protesto.






3) Incita e dar a entender que “pelo jogo” vale tudo, atentando contra todo tipo de ética estabelecida para as boas relações, no que diz respeito às conquistas de oponente;






Falar em ética em um País em que vale tudo para se dar bem onde deputados fazem ‘acordos e propinas’ parece brincadeira de criança.






4) Ajuda a alimentar a alienação da população com a sedução da ilusória participação telefônica;






Copa do Mundo, Olimpíadas e tantos outros eventos também são criados para alienar um povo já anestesiado pelo sofrimento e descaso do governo.






5) Não ajuda na formação de um povo consciente e cidadão de bons costumes e de boa índole.






Lamentavelmente em um País em que a educação e a saúde são tratadas com descaso total não pode mesmo ter um povo consciente para ser capaz de exigir seus direitos como cidadão






Temos problemas reais e graves em nosso País para nos preocuparmos que dizem respeito ao futuro dos nossos herdeiros do que um simples programa temporário de televisão.


E no mais se esse programa diverte de alguma forma as pessoas que deixe seguir. Quem está lá sabe o porquê e para que.


Vamos nos preocupar e pensar em coisas sérias e que façam realmente a diferença.










Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2012

2 comentários:

Muito obrigada pela sua visita!
Volte sempre que desejar!
Com carinho,
Patricia